quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Propaganda de cigarros

Dentre as propagandas antigas, as propagandas de cigarros são bastante marcantes, no início do século 20, o a indústria do cigarro tinha o interesse de vender apenas para o público masculino e a imagem da mulher era utilizada exclusivamente como objeto de desejo, ao lado do cigarro. Nesta época não havia outros meios de veiculação de propagandas além de algumas poucas revistas e jornais, desta forma, os próprios maços de cigarros chamavam a atenção, usando imagens femininas belíssimas como pretexto para o consumo do produto. Entretanto, esta questão foi se modificando. As mulheres passaram a interessar à indústria do fumo, agora de modo diferente: como consumidoras. Era o início dos anos 50, o maior propagador do hábito de fumar foi o cinema, as produções cinematográficas de Hollywood exibiam belos astros e estrelas, fumando, perpetuando o glamour do cigarro por muitos e muitos anos. Além do cinema as propagandas de cigarros mostravam que o abito de fumar era algo positivo e que ajudava a reunir a família, algumas peças publicitárias mostravam a família reunida e feliz enquanto os pais fumam, outras usavam imagens de bebês para chamar a atenção por meio da emotividade, outras tinham figuras que chamavam a atenção de crianças como o Papai Noel e em outras até mesmo médicos e dentistas apareciam para dar depoimento sobre qual cigarro seria melhor para ser usado.


Um dos pontos mais fortes eram as utilizações em desenhos infantis.


As atuais propagandas de cigarros são bem menos atraentes, na verdade nenhum pouco atraentes e na verdade é essa a real intenção das atuais propagandas. A limitação das propagandas é prevista em Lei e é obrigatória para qualquer tipo de publicação ligada ao produto.




quarta-feira, 17 de outubro de 2012

A evolução da marca LUX



Em 1963 o sabonete LEVER assume seu nome internacional LUX. Foi lançado nos EUA na década de 20 e alguns anos depois se expandiu por todo o mercado Europeu. Com isso o sabonete LUX passou a utilizar a presença das atrizes do cinema internacional pra consolidar a marca.


O Sabonete LUX foi bastante comercializado em Portugal e Japão, sempre dando importância a beleza das atrizes internacionais. Os donos da marca, acreditavam que o sabonete fazia jus a beleza feminina do mundo todo. Muitas atrizes de Hollywood estavam presentes nas campanhas divulgadas no mundo todo.


Para ser relançado no Brasil com o nome LUX, foi convidado as estrelas internacionais Jane Fonda (1963), Ursula Andress (1964)Raquel Welch (1965) e Regina Duarte para protagonizar no comercial de relançamento.


Pra completar o quadro de musas do LUX, foi convidado Elke Sommer (1967), Brigite Bardot (1972), Jane Seymour (1975) e Romy Schneider (1975).



A marca é líder do mercado brasileiro de sabonete, sempre dando ênfase ao slogan "O SABONETE DAS ESTRELAS". Com isso diversas estrelas brasileiras foram protagonistas dos comerciais dos 40 anos de LEVER/LUX no Brasil. A marca idolatra a mulher, sempre trazendo o conceito de que não só as estrelas de cinema podem usar, mas qualquer mulher pode ser uma estrela usando LUX.